Existem grandes desafios, por que existem grandes pessoas para vencê-los. A grandeza de tais pessoas, não está nos títulos que ostentam, nem na posição que ocupam. Está em seu interior, em sua capacidade de construir soluções e elaborar respostas de forma destemida, mas serena e equilibrada, como é característico de quem não se permite seduzir pela ilusão do poder, mas segue cultivando a simplicidade de quem busca sinceramente fazer a sua parte na construção de algo melhor, não apenas para si mas para tantos quantos queiram somar esforços, multiplicar iniciativas para dividir benefícios para todos.
As dificuldades, as adversidades... Jamais serão barreiras intransponíveis, nem pedras inamovíveis; são convites à determinação, superação e transcendência, como faz o sol todos os dias contextualizando e socializando a sua luz, implementando a alvorada que silencia as sombras da noite.
As grandes pessoas, sabem falar, mas sobretudo cultivam o hábito de ouvir; não costumam impor, mas propor, preferem o diálogo à discussão, cultuam a calma ao invés do destempero, e são grandes porque não estão preocupadas em ser grandes, em mostrar nada a ninguém, mas em cumprir a parte que lhes cabe na sublime engenharia da vida, na doce harmonia da sinfonia do viver.
(Postado aqui em 18 de agosto de 2007).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original: Antonio Pereira (Apon) (Além do nome do autor, cite o link para o site http://www.aponarte.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Olá estimado António,
ResponderExcluir"A Engenharia da vida" é uma coisa bem complicada, complexa, mesmo.
Só os epíritos harmoniosos e de luz desburocratizam a vida e a tornam leve, natural como a sua própria sede.
Bom fim de semana.
Abração de luz.
Antonio,que lindo poema, que linda visão da vida, eu agradeço ter você em um dos meus espaços, serás sempre bem vindo!
ResponderExcluirIvone Poemas
henristo.blogspot.com
"poemas sem peias" e "levitar em brancas nuvens"
Olá meu caro,
ResponderExcluirQue lindo texto! É bom reler coisas que escrevemos lá atras, geralmente elas nos remetem a ótimas reflexões.
O grande não escolheu ser grande, escolheu ser certo.
Grande abraço
Amigo, vi seu email sobre o seu texto e gostaria de prestar a minha solidariedade. Sabemos que isto acontece e que grandes omes são usada como atrativs para a leitura, o que é um verdadeiro desrespeito ao autor.
Oi... Antonio! Belíssimo! Só poderia ter vindo de alguém especialíssimo como você! Um texto que se completa com a majestade da trilha sonora! Abraço da Célia.
ResponderExcluirBelo texto, Antonio.
ResponderExcluirTodos os dias, procuro aprender mais para ser "grande".
Viver é uma arte e o aprendizado está em passar pelas provações com humildade, fé,serenidade....
Abraços
Olá Antonio
ResponderExcluirComo sempre, um belo texto de uma Grande Pessoa.
Só poderia saber o que é ser uma grande pessoa, que a é.
Um beijo grande
Um texto bom de uma Grande Pessoa, parabéns. Um abraço, Yayá.
ResponderExcluirAntonio,pessoas assim são raras,especialmente no poder.Elas chegam cheias de sonhos,mas os "grandes da Naçao" tiram suas asas de prata e logo ela tb não pode voar e ser o que é,no meio de tanta sujeira e corrupçao!Por este motivo,admiro e respeito quando encontro uma pessoa intocada pela vaidade do poder!Excelente texto e para refletir muito!Bjs,
ResponderExcluirFermosas palabras que nos invitan a reflexionar para facernos máis grandes e boas personas.
ResponderExcluirMoi bonita a frase que dis: existen grandes desafíos porque existen grandes persoas para vencelos.
abrazos e bo fin de semana.
Olá Antonio, legal ter reeditado, é um ótimo texto e traz grandes verdades.
ResponderExcluirUm abraço e boa semana, já te sigo!
Antonio Querido!
ResponderExcluirMuito Inteligente! Uma pena ser praticado por tão poucos!
Tenha uma linda semana!
Beijos!
Olá querido amigo Antonio,
ResponderExcluirGrandes são aquelas pessoas que sabem ver a vida como se a mesma fosse um
ritual de paz e amor a ser transmitido diariamente a seus semelhantes.
A grandeza de alguém é medida por seu desprendimento em relação à materialidade de coisas que, para a grande maioria, são indispensáveis à
vida.
Um ótimo final de domingo para você.
Carinhoso beijo.
Maria Paraguassu.
Antonio,
ResponderExcluirO mundo nunca esteve tão carente das grandes pessoas...especialmente aquelas que realizam e nos ensinam lições de generosidade, solidariedade e honestidade.
Seu texto nos faz questionar sobre isso.
Grata pela sua visita em meu "baú" de palavras especialmente guardadas ao longo da vida.
Beijos,
Genny
Olá estimado António,
ResponderExcluirPara uma grande pessoa, que é VOCÊ, lhe digo, tal como Ganghi dizia que: "A arte da vida consiste em fazer dela uma obra de arte".
E seus textos e as intenções neles subjacentes falam dessa arte, dessa beleza, que é viver.
Só poderemos compreender a vida, olhando para trás, para o passado, mas só a poderemos, realmente, viver olhando para a frente, sempre em frente, com SIMPLICIDADE, para o presente.
E o futuro a Deus pertence.
Tenha uma excelente semana, HISTÓRICA, queria, mesmo.
Abração da Luz e do Breno, com SINGULARIDADES.
singularidadesdahistoria.blogspot.com
Boa noite, Antonio. Pessoas que ouvem, que param para prestar atenção ao seu próximo, são na realidade pessoas tão generosas e desprendidas de si, que encantam com a simplicidade que possuem em seu coração.
ResponderExcluirQuando o ser humano age assim, com certeza ele entende melhor o significado da palavra HUMANO!
Grandes pessoas não menosprezan ninguém e nem são arrogantes, pois cada um têm o seu espaço na Terra, bem como a sua missão.
Um beijo na alma!
Oi Antonio,
ResponderExcluirpura sabedoria neste texto, como é característico em todos os seus escritos. O grande reconhece a sua pequenez, sua busca é pelo aperfeiçoamento e não por grandeza.
Beijos!
Para se fazer uma reflexão com esta envergadura também tem que se ser necessáriamente uma grande pessoa...
ResponderExcluirÉ isso que eu penso amigo, pois apesar de que, quem escreve, não escreve sempre sobre si, mas ao fazê-lo, fá-lo deixando lá parte de si.
Na maneira como se escreve, como se fala, ou como o ser humano se comporta está está refletido aquilo que somos...
Para mim amigo, pelo que tu escreves, tu também és uma grande pessoa!
Beijão
Oi meu querido amigo Antonio, perfeitas suas palavras.
ResponderExcluirPenso como você, grandes pessoas o são sem sequer saber, pois não é no exterior que as percebemos, mas na riqueza interior...vivem a simplicidade, a humildade, buscam aplicar sabedoria em suas vidas e como reflexo, tem equilíbrio em suas vidas apesar do que as cerca.
Creio que cada um de nós podemos, se quisermos e buscarmos sermos pessoas assim, afinal, grandes caminhos, são percorridos a pequenos passos, não é mesmo?
Vamos então caminhar dia a dia e fazer nossa parte na construção de um mundo melhor para todos. O mundo precisa de mais e mais pessoas assim, com verdadeira "grandeza" de espírito.
Beijos à voce amigo, ao qual admiro muito e o tenho como uma Grande Pessoa!
Valéria
Olá querido amigo, como sempre nos trazendo ótimas reflexões !
ResponderExcluirFiquei aqui pensando e vi que ainda falta muito para eu ser uma grande pessoa, ainda sou muito estressada, me preocupo com bobagens e sou muito radical em certas questões, mas não por má índole, apenas por ainda ter em meu sere stas imperfeições, mas procuro todos os dias ser alguém melhor, trabalhar minhas falhas, aprender, crescer, respeitar as pessoas, enfim, estou me esforçando, pois acredito que esta seja uma das maiores metas para nós que aqui estamos :)
Um abraçãoooo