Não, não estou falando do 4 de julho. Me refiro mesmo ao 7 de setembro! Diz a lenda, que em 1822, nessa data, nos libertamos do domínio de Portugal. Dos lusitanos, até podemos nos ter libertado no 2 de julho de 1823 (a verdadeira data dessa tal independência). Mas nos libertamos, ou trocamos de dominadores?
Nossa alta tecnologia é “made in”: China, Taiwan, USA, Japan... Consumimos no “shopping center”, comemos “fast food”, o “rock” não sai do “hit parade”, nossa seleção musical é “playlist”, dançamos “pop”, “funk”, “hip hop”... Meditamos com “new age”, o louvor é “gospel”, lemos “best seller”, nosso “personal computer” é desktop ou laptop, telefonamos num “smart phone” com “bluetooth”, a TV é “high definition”, usamos o “home banking”, a geladeira é “frost free”, trocamos o fim de semana pelo “weekend”, depois do trabalho é o “happy hour”, o carro tem “air bag”, pão com molho e salsicha é “hot dog”, entrega em domicílio é “delivery”, no aeroporto fazemos “check in” e embarcamos quando não há “over booking”...
Até “los hermanos”: Bolívia, Equador, Paraguai... Andam falando grosso, e o Brasil só afinando... E para terminar, querem oferecer título de cidadão soteropolitano a Michael Jackson e talvez algum dia queiram dar o mesmo título ou alguma outra honraria nacional a Edward Cullen, Bella Swan ou a sua autora, Stephenie Meyer.
Peço desculpas ao caro leitor, por qualquer erro de grafia. É que, “Purtuguês nós já sabe”. Tamo precisano aprender inglês.
Postado aqui em 07 de setembro de 2009.
YES! WE CAN!!!
ResponderExcluirRindo pelo seu humor refinadíssimo, com uma certa dose ácida, só posso lhe dar o "coments" acima...
[ ] Célia.
Olá, Célia.
ExcluirNo país da "piada pronta", temos que rir para não chorar.
Um abração.