... professores, que apesar de todas as adversidades, da exiguidade de recursos e do sistema “jogando contra”. Mantiveram-se íntegros, conscientes e competentes...
Bons professores, são bons semeadores. Fazem florescerem sonhos e frutificarem vocações. Maus professores, péssimos lavradores. Cultivadores de daninhas ervas, devoradoras de quereres, destruidoras de gente.
Bons professores, conseguem combinar: matemática, física, poesia... Maus professores, mal conseguem equacionar, mediocridade e teoria.
Para uns, a escola, é um ponto de partida. Para os outros, é uma poça de estagnação. Os bons, são caminhos. Os maus, ribanceiras.
A diferença, não está no salário, no local de trabalho, na quantidade de títulos... Está na qualidade do caráter, na pessoa que se é.
Ser bom ou mau professor, é uma tomada de decisão, uma escolha, alternativa, opção...
Qual é a sua?
Tive maravilhosos professores, que apesar de todas as adversidades, da exiguidade de recursos e do sistema “jogando contra”. Mantiveram-se íntegros, conscientes e competentes na árdua lida que abraçaram.
Parabéns, para esses mestres (com ou sem título), que não se tornaram estelionatários do saber, nem delinquentes do educar.
Parabéns nesse 15 de outubro. Dia dos (bons) professores!
(Postado aqui em 15 de outubro de 2009).
Leia mais:
O professor e o ensineiro
Trovas de uma greve de professor
Professor de ponta
Desempregando o plural. Os livro e os peixe
Educação pra que? criar cobra pra me morder?
Escola e alforria
Educação é a senha
Educação. Viva o professor!
Antonio, que linda homenagem aos bons professores, pois concordo contigo, ensinar é dom e independe de salários!
ResponderExcluirTive ótimos professores, tanto que me lembro deles todos com muito carinho!
Meus filhos tiveram a sorte de terem também professores maravilhosos, ainda tenho amizades com alguns deles, fazem parte de nossas vidas, acredito que pra sempre!
A sorte é tanta que a minha primeira professora foi diretora da escola onde meu filho mais velho estudou, portanto sou mesmo uma pessoa de sorte (meu filho passou em um concurso público da Petrobrás em primeiro lugar, já faz mais de dez anos e colhe bons frutos, é honesto e trabalhador!!!)
Abraços amigo poeta inteligente, pois é, quando os alunos são bons dão muito mais prazeres aos professores, pois ensinar é missão ver os bons resultados é uma grande premiação!!!
Abraços amigo querido, escrevi isso aqui para servir de incentivo, estudar é mesmo o que temos de fazer sempre!!!
Obrigado, Ivone.
ExcluirA educação é a chave que abre as portas do verdadeiro progresso. Os bons professores guardam as senhas da realização e da real liberdade. Por isso, temem e maltratam tanto os professores e a educação. Pois um povo educado, não vota em aventureiros e oportunistas.
Um abração.
Antonio! Recebo e, agradeço como boa professora, que hoje, mesmo mal aposentada financeiramente, sinto-me gratificada quando reencontro com ex-alunos que me abraçam, lembram com carinho dos bons momentos e agradecem-me! Isso é o que fica de uma vocação-missão que é ser educadora na acepção da palavra!
ResponderExcluirAbraço, Célia.
É isso mesmo Célia.
ExcluirUm abração.