Gosto muito dos ditados populares, são pequenas frases com grandes verdades. Vou aqui usar alguns como "ganchos" para nosso tema central.
Você é dos que dizem: "Faça o que digo, não faça o que faço"? eu prefiro o "Tal pai, tal filho", ou o "Filho de peixe, peixinho é". Acredito que "Um exemplo vale mais que mil palavras" pois, "Dize-me com quem andas, e te direi quem és".
Precisamos sincronizar a teoria e a prática, contextualizar o dito no feito, o discurso na ação.
Temos usado o planeta como um grande lixão. Rios transformados em esgotos, lagos tornados pinicões e o mar feito uma enorme fossa... Qual a sua contribuição para mudar essa situação? Que exemplos tem dado a seus filhos?
Certamente, você não joga o resto do lanche pela janela do carro nem de casa, não sai sujando as ruas nem emporcalha a praia... Não é do seu feitio, descartar aquele velho sofá numa esquina qualquer, largar por aí o entulho daquela reforma. Com certeza, você não é nenhum babaca para abrir o fundo do carro e despejar poluição sonora na vizinhança. Pessoas como você, não acham que o resto do mundo é o quintal de suas casas, sabem que a natureza não é um supermercado e que seus recursos escasseiam com o abuso não sustentável...
Infelizmente, muitos julgam-se acima do bem e do mal. Autistas inconsequentes, sabotadores do amanhã, esquecidos de que "casa dos pais, escola dos filhos" e de que "quem semeia ventos, colhe tempestade", "aqui se faz, aqui se paga"... ...
Postado aqui em abril de 2010.
Excelente seu texto, amigo...infelizmente muitos ainda são do tipo faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço... quanta incoerência existe entre o que se prega e o que efetivamente se faz! Sempre lamentável quem assim age.
ResponderExcluirBeijos,
Valéria
Olá, Valéria.
ExcluirO resultado disso já está sendo vivenciado. E o que estamos agendando para as novas gerações? Tristes seres desumanos.
Um abração.