Que tal, usar um belo e caro vaso de cristal para colocar lixo?
Um absurdo? Uma falta de noção? ...
Mas costumamos fazer isso com um bem mais precioso que o mais valioso dos utensílios. Transparente como o mais puro cristal, não consegue esconder os detritos nele depositados: Ódios, rancores, intolerância, inveja, egoísmo, orgulho, inimizade, preconceito, prepotência, inflexibilidade, soberba, arrogância, presunção, vaidade, autoritarismo... Todo tipo de lixo emocional, dejetos psíquicos que a cristalina transparência não consegue dissimular. As nódoas, as manchas denunciam o conteúdo deletério, o uso indevido dessa preciosidade.
Querer sempre ter razão, cultivar temperamento ou gênio "forte", costumam denotar discernimento fraco, ego indisciplinado, Espírito insensato. Que dilapida avida, vai rachando e um dia estilhaça o seu magnifico "vaso de cristal". O corpo.
Olá António,
ResponderExcluirSeus textos são sempre muito interessantes e estão carregados de metáforas.
Nosso corpo se vai estragando, corropendo, se nossa alma não estiver limpa.
O ódio e outros sentimentos afins, vão estilhaçando nosso "vaso de cristal".
Bom fim de semana.
Abraço de luz.
Olá, Antonio! Somos os maiores detonadores de nosso vaso de cristal - nossa vida, nossas emoções! Perdemos a racionalidade em saber separar e reciclar o que deve ser reaproveitado e descartar o que só pesa nossa alma! Belo texto! Abraço, Célia.
ResponderExcluirOlá Antônio!Adorei seu texto.
ResponderExcluirCultivar sentimentos sombrios, as poucos.. vamos escurecendo...e a vida é constituída de luz!Sejamos luz!
Tenha um Fim de Semana de Muita Luz!!
Bençãos Plenas!
Palavras sensatas. Obrigada.
ResponderExcluirOlá Antônio,
ResponderExcluirTodo lixo emocional corrói nosso corpo físico. Mesmo sabendo disso
ainda cultivamos certos hábitos negativos que pesam a nossa bagagem e a nossa alma.
Ótimo domingo!
Abraço.
Antonio, boa comparação, é assim mesmo, aí se arruma tantas doenças algumas até sem curas exatamente por isso!
ResponderExcluirCorpo são, mente sã, espírito leve!
Abraços amigo.
Ivone
Antonio,
ResponderExcluirSe sempre tivessemos essa noção,todos seriamos mais felizes.
Abraços