Dia do Professor. Parabéns aos verdadeiros “professores de ponta”, que realizam em cada escola o milagre de educar em um país deliberadamente deseducado.
A você que resiste, persiste, faz da superação um seu ofício. Nadando contra o tsunami do sistema que põe a escola de cócoras, subjugando a educação aos humores da politicagem, ao aparelhamento político, aos “pacotes” novidadeiros, às invencionices tecnocratas, “metodologias” arrivistas, teorias mercenárias...
A você que ganha mal para ensinar bem, fazer tanto com tão pouco, e ainda levar a culpa pela deseducação. Você que sobrevive à inconsciência de muitos, à inconsequência de tantos, aos oportunistas e aventureiros, que “mamam nas tetas governamentais”, vendendo “soluções” miraculosas e panaceias salvadoras.
A você que não desistiu dos sonhos nem abandonou as utopias; você que não prostituiu seus ideais, e apesar de todos os pesares, segue fazendo a sua parte por um país melhor, educado, digno, plural, verdadeiramente livre e democrático.
Parabéns a você Professor! Artista da arte do educar, semeador do saber, artífice da esperança, cuidador do futuro, zelador do conhecimento humano, mentor de todas as profissões, cultor de tantas gerações.
Postado aqui em 15 de outubro de 2013.
Meu caro professor Antonio
ResponderExcluirobrigada pela homenagem recheada de versos verdadeiros.
Um grande abraço no nosso dia!
Todas as homenagens são poucas para os professores que enfrentam o jogo sujo do poder, que joga contra uma educação de qualidade.
ExcluirObrigado. Um abração.
Lindo soneto, amigo poeta e professor, aqui deixo o meu mais sincero parabéns pelo seu dia e o dia de tantos que assim como você vivem para ensinar!
ResponderExcluirAbraços!
Parabéns a cada professor em seu embate de Davi contra tantos Golias.
ExcluirObrigado. Um abração.
Texto lindo e muito bem escrito, Apon! A maior injustiça em relação ao professor, na minha opinião, é culpá-la por uma falta de educação que vem da ausência da responsabilidade das famílias sobre seus filhos. Um abraço!
ResponderExcluirÉ isso mesmo. A família se exime de suas responsabilidades, jogando tudo nas costas do professor e da escola. De outro lado, o Estado sonega uma educação verdadeira e intenta terceirizar sua culpa. Assim, nossos mestres precisam se virar nos mil. Fazendo as vezes de pai, mãe, psicólogo, delegado, babá...
ExcluirObrigado. Um abração.
Obrigada, Antonio pela real homenagem do que vemos hoje em "Ser Professor/Educador" - uma vocação realmente! Um país onde vê-se alardeando a corrupção, a promiscuidade, o deixar pra depois... realmente a EDUCAÇÃO não tem lugar nas pautas prioritárias para o nosso povo! E, assim, na deseducação ficamos todos! Infelizmente! Como tudo poderia ser bem diferente...
ResponderExcluirAbraço, Célia.
Nossos governantes preferem fingir que temos educação, pois a deseducação garante votos para os medíocres, corruptos e todo tipo de parasitas da nação. Um povo verdadeiramente educado não elegeria grande parte dos politiqueiros que temos.
ExcluirObrigado. Um abração.
Querido amigo,
ResponderExcluirEu, acredito que enquanto as crianças forem capaz de "fazer de conta", o mundo tem jeito!
Me encanta o brilho dos olhos sobre as coisas mais banais!
Formigas no muro, passarinhos cantando, o caminhão dos bombeiros...
Eu acredito, pois sou professora!
Tenha um lindo fim de semana, querido poeta!
Beijos!
Duro ter que admitir que suas palavras são reais e verdadeiras.
ResponderExcluirUm país que perdeu todo o respeito pelos professores, que merecem
de todos nós as mais belas homenagens, mas questionamos, o que comemorar?
Se cada um destes guerreiros vivem na corda bamba?
Belo trabalho amigo e boa ideia repostar.
Abraços.
A educação é libertadora, por isso, ameaça quem segura o cabresto da ignorância. Vivas aos professores, profissionais da libertação.
ExcluirTe convido: 😎 Leia uma postagem sorteada para você.
Um abraço. Tudo de bom.
Boa noite de paz, amigo Antonio!
ResponderExcluirSem carinho ou com carinho, os professores sao abnegados, altruistas, gratuitos...
Feliz seja nossa vocacao!
Abracos fraternos de paz e bem
Sim, os bons professores são marcados por suas virtudes, que resistem e afrontam os vícios dos tantos contrários à uma educação de real qualidade para todos.
ExcluirTe convido: 😎 Leia uma postagem sorteada para você.
Um abraço. Tudo de bom.
Abraços, querido Professor!
ResponderExcluirSeguir e não desistir!
Acreditar!
Perseverança é um dos atributos de ser professor.
ExcluirTe convido: 😎 Leia uma postagem sorteada para você.
Um abraço. Tudo de bom.