Muitas palavras possuem mais de um significado, algumas são usadas apenas num sentido, o que termina escondendo ou empobrecendo outras de suas possibilidades. Um exemplo disso é o vocábulo comemorar. Comumente usado para designar: Festa, celebração... Comemorar, possui uma infrequente acepção mais rica e mais profunda. A de memorar com, lembrar com... Uma exortação ao exercício, à construção de uma memória coletiva. Lembrar, serve para não repetir erros e para ratificar acertos.
Comemorar tem uma significância que vai bem além dos festejos, efemérides, eventos e solenidades. É o compartilhar boas lembranças, o dividir memórias difíceis; é a equação dos momentos que nos fazem quem somos.
Comemorar a “sexta-feira santa”, não é festejar o assassinato de Jesus. É rememorar conjuntamente, como a estupidez humana, dividiu dolorosamente a História.
Comemorar no Brasil o 31 de março/1º de abril. Precisa ser um despertar da memória cidadã, um levantar desse “berço esplêndido” as lembranças que não permitirão novos “anos de chumbo” e imunizarão contra a farsa de falsos salvadores da pátria; contra verdadeiras ditaduras e falsas democracias onde inimigos e muitos dos “mocinhos” de ontem, se acumpliciam no banditismo político de hoje.
Necessitamos aprender a comemorar de verdade, celebrar a lembrança, festejar a memória, que resgata do passado as lições que podem subsidiar a construção de um futuro fabuloso. Não na forma de lendas, fábulas, mitos... Mas na sua expressão de excepcional, extraordinário, fenomenal, sensacional...
Palavras podem dizer bem mais do que se costuma imaginar.
Dê uma espiadinha em nossas postagens mais recentes:
Bom dia amigo Antonio, bom texto, sim palavras precisam ser bem entendidas para poder se expressar exatamente aquilo que se deseja!
ResponderExcluirConcordo contigo, comemorar é relembrar, celebrar a lembrança!
Abraços!
Usar as palavras com consciência, dando real significado às lembranças, comemorações e tudo que fazemos. Palavras são bem mais que palavras.
ExcluirUm abração.
Lendo seu artigo, me reporto à maioria que, infelizmente, apenas quer saber de emendar dias de folga, e muitas vezes nem sabe o significado das datas. Pessoas sem memória. Evidentemente que uma atitude dessas invalida o significado da nossa história. Tornamo-nos ocos sem conteúdo. Falamos palavras. Pensamos palavras. Escrevemos palavras. Nos momentos mais importantes de nossas vidas, são elas as palavras, que constroem ou destroem toda uma ação, uma decisão que tomamos. Palavras têm enorme peso de valor.
ResponderExcluirAbraços.
Tem gente que parece apenas vomitar palavras. Sem consciência, significado, conhecimento... Adestradas para não pensar, repetem o que ouvem. Palavras que vão dos ouvidos à boca, sem experimentar o filtro da cerebração.
ExcluirUm abração e um bom fim de semana.
Olá, amigo. Bom dia!! Obrigada por partilhar. A palavra é o meio de se comunicar, más com ponderação e saber expressar de forma correta e objetiva. Um ótimo fim de semana! Grande abraço.
ResponderExcluirA palavra é um instrumento que precisamos saber tocar. Senão, desafina.
ExcluirUm abração e um bom fim de semana.
Oi Antonio!
ResponderExcluirAdoro estudar palavras! Os significados, por vezes tão óbvios!
Gostei do texto!
Felicidades para você!
Palavras são lagos profundos, disfarçados numa rasa aparência.
ExcluirUm abração e um bom fim de semana.
Olá, querido António!
ResponderExcluirTudo bem?
Agradeço sua visita e comentário tão elogioso, mas a Luz, é mesmo assim.
Li, os comentários, que antecedem esse meu, e adorei a resposta, que você deu à nossa amiga comum, Jossara Bes.
Li, seu texto, com tanta atenção, e simultaneamente com um brilhozinho no olhar, porque você estava só falando a verdade, e além disso, esmiuçou palavras, como "COMEMORAR".
Nunca me tinha debruçado sobre essa palavra, francamente. Então, Sr. "Professor", comemorar é memorar, com dignidade, com alegria, com excecionalidade e com grandeza. É ISSO?
BOM DOMINGO!
Aquele abraço,
Não há o que agradecer.
ExcluirCom perdão da imodéstia. também gostei da minha resposta para Jossara. Talvez até eu a desenvolva num poema ou crônica.
Eu antes não tinha me tocado dessa diversidade de sentidos de certas palavras. Mas, essa semana, ouvindo um comentário no rádio, falando das comemorações dos 50 anos do golpe militar(que uns apelidam de revolução), me chamou a atenção para os tantos significados de comemorar, além da acepção vulgar de festejar. Agora você me traz uma nova faceta do comemorar. Memorar além de com as pessoas, memorar com bons, edificantes e transformadores sentires.
Certo estava Sócrates: "Só sei que nada sei". O resto é orgulho e vaidade.
Um abração e uma comemorativa semana.