A origem real do calendário, que é um sistema de agrupamento e cômputo de dias para atender às necessidades de controle, documentação e contagem cronológica de uma cultura, se perde no tempo entre inúmeras suposições. O que modernamente usamos, deriva de uma “equação” histórica entre deuses, números e imperadores da antiga Roma. Antes da fundação do império, tribos latinas povoavam as colinas de Alba. Eles dividiam o ano em dez períodos denominados conforme suas divindades. Se apropriando e adaptando tal sistema, os romanos. Começavam seu “novo” calendário em Martius (atual março). Posteriormente, Numa Pompílio, segundo rei de Roma, acrescentou mais dois meses. Calendário vem do latim calendarium (livro de registro ou de contas), que por sua vez veio de calendae, que indicava o primeiro dia de cada mês. Era o "dia de pagar as contas". O meio do mês era designado por Idus, enquanto Nonae nomeava o nono dia antes de Idus. Confuso, não?
O imperador Júlio César, foi responsável pela reforma do calendário, onde os meses eram lunares, correspondendo ao período de tempo entre duas lunações, cujo valor aproximado é de 29,5 dias (sistema ainda hoje usado em alguns países muçulmanos). Contudo, as celebrações em homenagem aos deuses seguiam regidas pelas estações. Assim, dez dias por ano eram ignorados. Para consertar essa “anomalia”, a cada três anos, era necessária a inclusão de um décimo terceiro mês, o Intercalaris. Eita bagunça!
Júlio César, assessorado por matemáticos egípcios e o astrônomo Sosígenes de Alexandria (responsável pela inserção de um dia a mais a cada quatro anos), pôs ordem na coisa, adotando o calendário solar com os meses: Januarius, Februarius, Martius, Aprilis, Maius, Junius, Quinctilis, Sextilis, September, October, November e December. assemelhado ao atual, exceto por: Quinctilis e Sextilis, que originaram os hoje conhecidos: julho e agosto; respectivamente, homenageando a Júlio César e César Augusto. Como o ano solar costuma ter aproximadamente 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos (365,2422 dias). O acerto dessa conta se dá a cada quatro anos, quando as horas acumuladas são reunidas no dia 29 de Fevereiro, formando o ano bissexto, com seus 366 dias.
Nem tudo ficou totalmente resolvido com o calendário juliano pois, um ano tem 11 minutos e 14 segundos a menos do que se supunha. Assim, o papa Gregório XIII apagou dez dias do calendário e convencionou que, dos anos terminados em 00, só seriam bissextos os divisíveis por 400. Por isso, o calendário gregoriano foi adotado na maior parte do ocidente. Devido a esse recurso matemático de ano bissexto que permite o ajuste para fechar com as estações como se deseja.
Para ajudar a memorizar mais facilmente a quantidade de dias de cada mês, tem um antigo provérbio português: “Trinta dias tem setembro, abril, junho e novembro, fevereiro vinte e oito tem; se for bissexto mais um lhe deem, e os mais, que sete são, trinta e um todos terão”. Adaptado e encaixado numa musiquinha infantil: “Trinta dias tem Novembro, Abril, Junho e Setembro. Vinte e oito tem só um. Os demais tem trinta e um”.
Vejamos as curiosidades de cada mês. Clicando em cada descrição, você acessa as datas comemorativas de todos os dias do mês e nossa sugestão diária de leitura:
No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.
Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.
Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.
81% de desconto nessa pequena gigante que vem com plano de dados grátis, pega Wi-fi, aceita débito, crédito, pagamento por aproximação, QR, Pix... Imprime comprovantes, tem reposição de bobinas grátis além de bateria que dura o dia todo. Confira aqui.
Utilizamos cookies para oferecer uma melhor interação dos visitantes. Leia mais
Bem, Antonio, elogiar seus posts tornam-se redundância! Esse também é muito interessante e elucidativo! Excelente! Apreciei e muito!
ResponderExcluirAbraço.
Olá meu caro,
ResponderExcluiruma verdadeira aula o seu post. Obrigada por compartilhar.
Passando para matar a saudade, agradecer o carinho e deixar um abraço
Leila
Belíssima publicação :))
ResponderExcluir.
Estamos no caminho certo...
Beijos e uma excelente semana! Boa noite.
O calendário é o caderno onde o tempo imprime as notícias do nosso viver.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.