É certo que a palavra democracia, que deveria designar um governo do povo, no Brasil, ganha ares de eufemismo e uma certa falsidade. A “cleptocracia”, que ganhou as manchetes nos últimos tempos, pareceu trazer a mais perfeita e completa tradução do nosso regime politiqueiro. Mas, consultando o sapientíssimo guru e professor/doutor Google, encontrei outras “cracias” que complementam, reforçam e ressignificam o sentido real da bandalherocracia brasileira. Vejamos: Bancocracia. Controle político e econômico dos banqueiros; timocracia. Tipo de governo em que o poder e os cargos são distribuídos em favor dos ricos (por isso, tantos querendo ficar ricos ou, ainda mais ricos), a plutocracia segue a mesma linha (creio que “putocracia” definiria melhor); partidocracia. O domínio do estado por um ou mais partidos políticos (aqui, absolutamente, qualquer semelhança não é mera coincidência). Nunca antes foi tão difícil designar isso aqui. “Delitocracia”? “Corruptocracia”? ...
Particularmente, creio que algo do tipo: Mitocracia se aproxime mais da realidade. Um governo baseado em mitos, lendas, fábulas e mentiras. Tributocracia arrecadocrata também seria cabível; o governo baseado na desonesta, irresponsável e incompetente gastança paga pelo abuso, excesso de impostos extorquidos do cidadão honesto e verdadeiramente trabalhador. Caberia ainda: Ministeriocracia, pixulecocracia, companheirocracia, sindicatocracia, alienocracia, esgotocracia... ... Ufa!!! Virou um colossal dilema definir esse país da piada pronta.
Postado aqui em 22 de setembro de 2015.
Nem dá mesmo para definir isso tudo o que estamos vendo, nossa, mas há de se concordar que, pedir a volta da Ditadura Militar não dá!Isso nem pensar, eu fui estudante que viu tudo, enfrentou muito para ver a Democracia vencer, então vamos exercer o nosso poder, o poder que o povo tem e tem sim, bastaria não votar nos que estão aí, os que nos são apresentados com promessas descabidas!
ResponderExcluirAbraços meu amigo!
Nenhuma forma de ditadura pode ser pensada como opção. Temos que desratizar a política e pelo voto consciente, construir uma democracia de verdade, sem falsos "salvadores da pátria" nem qualquer outro parlapatão aventureiro.
ExcluirUm abração.
Vivemos em plena "cleptocracia"!
ResponderExcluirUm país tão rico, soberano em mãos espúrias...
Abraço.
Até quando o Brasil sobreviverá sendo rifado por quadrilhas politiqueiras, sob o olhar complacente e omisso de uma sociedade inconsciente e deliberadamente autista?
ExcluirUm abração.