Uma das coisas mais belas. Um jardim florido, multicolorido; bem cuidado, arrumado com esmero e bom gosto. A harmonia do toque humano, artístico, consorciado com o espetáculo da natureza. Mas, para tal resultado, é preciso: Estudo, trabalho, arte, dedicação, talento, vontade, obstinação, perseverança, zelo… Sem isso, as ervas daninhas e outras pragas, ameaçam a existência do horto, anulando expectativas, nulificando desejos, inviabilizando possibilidades…
No possível jardim de cada coração humano, a realidade não é diversa. Sem que se cuide para que floresçam as virtudes de todo o bem, a paisagem degringola ante a ação deletéria das forças contrárias. Assim, vemos pessoas maravilhosas; capazes, bondosas, talentosas, honestas, humanas… Perderem, destruírem seu jardim íntimo, sob a ação pestilenta do orgulho, da vaidade e do ego. Assistimos patologias comportamentais, devastarem belíssimas florações existenciais: O preconceito, a intolerância, o “amor próprio” exacerbado, uma “aptidão” especial ao melindre; a empáfia de quem se perde de tanto “se achar”, delirando, imaginando-se o último acarajé do tabuleiro, a senha do Wi-Fi, o derradeiro biscoito do pacote… Vai minando afetos, superlativando antipatias, fortalecendo daninhos vícios, manias, excentricidades… que negligenciadas e incontidas, transformam o que tende ao belo num tenebroso terreno baldio, perigoso espinheiro, insalubre lixão, depósito de reclamações, lamúrias, queixumes e desilusões.
Precisamos cuidar das flores externas e internas. E como incansáveis jardineiros: Extirpar as brotações danosas, combater todo tipo de praga, lidar… A vida é bela, é um jardim. Mas...
"...A vida é bela, é um jardim Mas..."
ResponderExcluirTudo depende do "mas", sim, ver com os olhos da alma é a melhor forma de acertar, sentir e acreditar nos próprios sentimentos com honestidade, ah, isso é difícil, sim é, mas não impossível!
Amei ler como sempre, aqui aprendo mais um pouco e tudo o que é bom é para se colocar em prática, até as críticas negativas têm como nos ensinar!
Abraços apertados amigo Antonio!
Viver é aprender, crescer, transformar para o melhor, não se acomodar; é cultivar virtudes, combatendo tudo que for daninho.
ExcluirUm abraço e bom fim de semana.
Que lindo texto e trilha sonora, Antônio! Motivadores para novas ações e conceituações da essência da vida! Parabéns!
ResponderExcluirAbraço.
A vida pede jardineiros proativos no cultivo do jardim do existir. Fazer florir o nosso melhor sempre.
ExcluirUm abraço e bom fim de semana.
Olá, António!
ResponderExcluirUm texto, dessa vez em prosa, mas que me cheira a flores, rosas, mais propriamente. LINDO E BEM DIRECIONADO!
Tens toda a razão. Precisamos tratar dos jardins, ou seja, dos públicos e dos privados com mui esmero e atenção, para que nos passeemos com à-vontade, prazer, felicidade e segurança. Teremos, desse jeito, um mundo multicolor.
Abracinho, menino e bom domingo.
É preciso cuidar dos jardins para que a vida possa florir.
ExcluirUm abraço. Bom restinho de final de semana.