... Como numa fábula, as aves dos maus costumes, vícios, complexos, preconceitos, orgulho, egoísmo, vaidade… Vão espargindo rebentações deletérias como o melindre, o ciume; inveja, mágoa, ressentimento, tristeza, medo… Pragas que furtam a vitalidade e roubam o viço...
As chamadas, ervas de passarinho, são parasitas, brotações daninhas á suas vítimas: plantas tropicais, lenhosas e árvores. Quais vampiros vegetais, sugam a seiva de seus hospedeiros, podendo levá-los mesmo à morte, caso não sejam combatidas e erradicadas. O nome das intrusas, se dá por conta delas se espalharem através dos passarinhos que, ingerindo certas sementes, depois as disseminam junto com suas fezes. Azaleias, primaveras, jacarandás... São alvos costumeiros de tais infestações perniciosas.
Assim como uma árvore afetada por erva de passarinho, é o ser humano, que permite que se vão depositando em seu ser, sementes estranhas à sua natureza. Como numa fábula, as aves dos maus costumes, vícios, complexos, preconceitos, orgulho, egoísmo, vaidade… Vão espargindo rebentações deletérias como o melindre, o ciume; inveja, mágoa, ressentimento, tristeza, medo… Pragas que furtam a vitalidade e roubam o viço. Pulular daninho que vai manietando, deprimindo, estressando, paralisando, inutilizando e pouco a pouco, matando oportunidades, extinguindo possibilidades, dizimando a vontade, a fé, esperança, a coragem, a determinação, o bom ânimo...
Um texto que nos obriga a reflectir! Adorei:)
ResponderExcluir-
Transparências ...
-
Beijo e uma excelente noite!
Mais uma lição, colhida no manancial de sabedoria da natureza.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.
"Gente e erva de passarinho" pois é, analogia que se encaixa em muitas gentes, enfim...
ResponderExcluirMaa gosto mais de ver o lado bom de tudo, com certeza há!
Voltando de uams férias, abracos apertados querido amigo!
Sim, precisamos buscar sempre o lado bom. Aqui, abordamos uma ínfima parte da semeadura dos pássaros, porém, nossos amigos de penas coloridas e belos cantares, são diversos, plurais no semear belezas da poética natureza.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.
As aves são, talvez, os maiores jardineiros da humanidade. Colhem aqui e semeiam ali, através das suas fezes.
ResponderExcluirE como são lindas as aves quando saltitam de raminho em raminho, flor em flor, fruto em fruto
Muito fresca esta publicação
Cumprimentos poéticos.
Jardineiros poéticos a semear versos pousando de galho em galho. Fora as ditas "ervas de passarinho", eles semeiam dádivas de vida, espalhando o florir por toda parte.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.
Boa noite de muita paz,amigo Antonio!
ResponderExcluirAcabei de programar uma postagem que fala de ervas daninhas, joio e similares ao que postou aqui.
Muito propício é agora ler sua excelente postagem.
Suave, delicada,mas abordando verdades que, sobretudo na Quaresma, temos como compromisso fazer uma consciência bem larga do dito aqui.
Muito obrigada por este momento
Tenha uma noite abençoada!
Abraços fraternos de paz e bem
Precisamos cuidar do que é semeado em nossa alma, retirar as ervas daninhas, para que possa florescer a boa semeadura, espalhada pelos pássaros das virtudes.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.