A roseira e o jambeiro. Como surgiram os espinhos da rosa



... o amor é como uma rosa sem espinhos, em sua composição de plena, encantadora beleza perfumosa, perfeito versar de ser flor. Portanto, cuidado. Não permita o ciúme proliferar...




Flores do jambeiro. #PraCegoVer

Conta uma antiga lenda que eu acabo de criar:

Uma roseira e um jambeiro, cresceram juntos naquele aprazível recanto de múltiplas flores e diversos frutos. Se davam bem e muito se amavam. O jambeiro, quieto, sempre na dele e na paz de Nosso Senhor. Mas, a roseira danou a ciumar; hora era o jambo, seu fruto agre doce que muito apreciado, chamava atenção, noutras horas, era a poesia da sua floração que atraía os olhares e atiçava a ciumenta. Assim, teve briga com Violetas, Margaridas, Hortênsias, Magnólias... Até que um dia, a ciumeira provocou um desastre. Lembra daquela marchinha da jardineira? Pois é; a camélia se acabava de rir com a ciumada da roseira e naquele dia, se desequilibrou, caiu do galho, deu dois suspiros e depois morreu. Além daquele infausto episódio, a “rainha das flores”, que até então, tinha hastes lisas, passou a ver despontarem em seus galhos, mais e mais espinhos.

Se não foi, assim fica sendo: os espinhos da rosa, são frutos do ciúme, um alerta pros amantes. Pois, o amor é como uma rosa sem espinhos, em sua composição de plena, encantadora beleza perfumosa, perfeito versar de ser flor. Portanto, cuidado. Não permita o ciúme proliferar agudo e contundente.

Continua depois da publicidade.


Você também pode gostar de ler:



Textos para todos os dias. Curta a arte da              vida!


Clique para ler: A pedra.            Poema de Antonio Pereira Apon.




Fale conosco.


No Youtube, se ainda não se inscreveu, inscreva-se em nosso canal Apon na arte do viver., clique no sininho para escolher receber nossas notificações, ser avisado(a) dos vídeos novos. E não esqueça de dar seus likes. Conto com você! Obrigado.


Esse e muitos outros vídeos, você também encontra em nosso canal no Dailymotion.


12 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa tarde:- E há rosas sem espinhos?
    .
    Uma boa semana
    Cuide-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fora da fábula, metáfora que aqui propomos, já se desenvolvem sim, variedades de rosas sem espinhos.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  2. Maravilhosos. As rosas com espinhos também fazem parte!:)
    -
    Farol em agitação ...

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderExcluir
  3. Boa tardinha de esperança, amigo Antonio!
    Pena que exista ciúme! Perde-se energia inutilmente.
    Muito boa a fábula!
    Tenha dias abençoados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  4. Uma fábula maravilhosa que nos apresenta o ciúme como espinho que machuca e, muitas vezes, estraga e acaba com relacionamentos.
    Beijos e feliz semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querido Tonico!

    Sempre pensei que fábula era com animais e não com plantas, mas se tu usaste árvores, então, é porque também se pode adaptar.

    Não sabia, nem conhecia o jambeiro, mas estive pesquisando e especialmente o vermelho pode ter 15 metros de altura. Que árvore frondosa e bonita! A roseira é mais maneirinha, mas muito bonita também, embora tenha seus espinhos, castigo do universo devido a suas atitudes, assim conta a fábula.

    Admito o ciúme, qdo tem justificação, mas não o entendo, nem o admito qdo é inventado da cabeça de homem ou mulher. As mulheres costumam ser mais ciumentas que os homens, pke a maior parte dos homens tende a ser infiel, mas nos tempos k correm, há quase igualdade, nesse aspeto, entre homem e mulher. Esta trai e o homem também. Evidente que há exceções, e sei que tu és uma delas, pke te "conheço" há 9 anos.

    Algumas vezes tb se fabricam ciúmes para dar o fora no cara ou na mulher, visto não existir aquele amor que se pensava poder haver. Então, cada um vai à sua vida e ficam amigos, se ambos assim entenderem.

    Pobrezinha da camélia, que acabou morrendo, devido à queda. Pois, a parvalhona da roseira discutiu com todas as "mulheres"-flores (insegurança e vida passada com problemas graves) e como castigo adquiriu espinhos, que incomodam as mãos e o coração.

    A metáfora k criaste se pode adaptar aos humanos, e creio ter sido essa tua intenção. Pode ser que os ciumentos ou ciumentas sem motivo, repito sem motivo, pensem, agora, não duas vezes, mas quatro.

    Beijos e malmequeres brancos para ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Animais, plantas, coisas inanimadas... Tudo serve às fábulas, às metáforas que dão recados para além do lugar comum. O ciúme desmedido e injustificado, é erva daninha, que espinha a alma enciumada e finda por ferir a relação, por vezes, de morte. O amor de verdade, liberta, espalhando o perfume da confiança e do bem querer.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
  6. Criaste uma fábula exuberante Antônio
    Ciúmes são sentimentos corrosivos e vira e mexe acaba com a relação
    Não há amor que resista às investidas de ciúme
    Adorei ler. Ficou um show. Parabéns pela criação excepcional
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciúme é cáustico veneno que entorpece o bem querer, antes de matar o amor. Delírio da posse, desatino passional.

      Um abraço. Tudo de bom.
      A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

      Excluir
Postagem Anterior Próxima Postagem






Pular para comentários.


Point pró 2.
81% de desconto nessa pequena gigante que vem com plano de dados grátis, pega Wi-fi, aceita débito, crédito, pagamento por aproximação, QR, Pix... Imprime comprovantes, tem reposição de bobinas grátis além de bateria que dura o dia todo. Confira aqui.

Formulário de contato