De origem asiática, floresce cheia de simbologia em culturas milenares, a formosa flor de lótus; autolimpante, ela flutua sobre o espelho d’água, emergindo da lama sem se sujar. Empresta beleza em lagoas plácidas e doces correntes tranquilas. Suas raízes, penetram o lodo no fundo d’água, enquanto as flores dançam no ritmo do curso e do vento. Alvorece aberta para a luz diurna e anoitece fechada, submergindo na lama.
Entre outras peculiaridades, as sementes da flor de lótus podem sobreviver milhares de anos, no aguardo das condições adequadas para germinar. Além disso, a planta tem a singular capacidade de controlar a própria temperatura e por si mesma, é capaz de repelir micro-organismos e resíduos indesejáveis. Poética inspiração, no Ioga a posição de lótus convida para a meditação, na postura com as pernas cruzadas entrelaçadas com a coluna reta e mãos postas sobre os joelhos.
Numa analogia com a flor de lótus e nossa humanidade em busca da elevação, ainda sobrevivemos com raízes chafurdadas no lodo das materialidades, mas podemos nos abrir para a luz espiritual ou nos fecharmos nas escuras ilusões, mergulhar ou emergir. Nossos atos e palavras, pensares e sentires, qual sementes milenares, esperam o propício eclodir; capacitados para controlar o clima mental e a higiene existencial, se quisermos, podemos desmentir o velho axioma de que: “O meio faz o homem”. Sejamos como o lótus, que em meio a lama, não se permite sujar.
Boa noite de serenidade, amigo Antônio!
ResponderExcluirQue nos abramos à Luz Divina!
Sejamos doceis como a flor de lótus.
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem
A iluminação é o desiderato das almas que buscam os altiplanos, como o lótus, saiamos do lodo e da escuridão, procuremos a luz.
Excluirhttps://www.youtube.com/watch?v=401xigcETj8
Um abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.
Nunca tinha pensado que a flor de lótus convida à meditação no ioga. Que interessante!
ResponderExcluirTantas são as suas características, que parece uma flor ditosa e abençoada. Procuremos a luz e deixemos as trevas.
Baisers e bom domingo de Páscoa.