Desejamos ter, cada vez mais, esquecidos de ser. Nessa coisificação de tudo e todos; ter, ou não ter, acentua o vazio existencial: deprimindo, angustiando, desatinando… Não que o ter em si, seja errado, mas a sua supervalorização em detrimento do ser…
Ter sem ser, é débil e insuficiente. Queremos ter riquezas, despreocupados em ser ricos de valores reais; desejosos de acumular conhecimentos, descuidamos de ser sábios; ávidos pelo poder, ignoramos o que é ser verdadeiramente poderoso… E não raro, queremos por querer, movidos pela aparência, por ouvir dizer; pela inveja, cobiça, luxúria, inconsequência… Assim, de coisa em coisa, de desejo em desejo, vamos nos desencontrando de nós mesmos e da realidade; entorpecidos de ilusões, nos afogamos na lama rasa das superficialidades.
Muitas vezes, saímos pela vida, tropeçando em quereres desastrados, desatinados desejos do que parecia tão bom, mas se revela um mal. Quando não, intentamos nos livrar de algo, alguma situação desfavorável, ruim… E elegemos algo ainda pior. Eis o grande e mal resolvido paradoxo entre ter e ser.
Sendo assim. Cuidado. Desejos se realizam.
O ser humano é assim mesmo. Tudo quer sem saber o que quer. Está nos genes a ambição. E quem não é ambicioso?
ResponderExcluir.
Cumprimentos poéticos
Um Sábado feliz
Na medida certa, a ambição impulsiona, estimula, empurra para frente. Demasiada, ela adoece, entorpece, transforma a criatura numa estúpida máquina de quereres vãos.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar & Vídeos na arte do viver.
Bom dia de sábado, amigo Antonio!
ResponderExcluirTemos mesmo que ter cuidado...
A vírgula no título faz toda diferença.
Cuidado, ...
Desejemos tão somente o bem e ele vira a nós...
Tenha um ótimo final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz e bem
É preciso pontuar bem o cuidar dos quereres, para que não desatinem a nos descuidar.
ResponderExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar & Vídeos na arte do viver.
Olá, Tonico!
ResponderExcluirO eterno dilema entre o ser e o ter. Quem tem, quer ser, mas nem sempre o consegue, pois envereda por caminhos muito desastrados e incomportáveis.
Há quem seja e pouco tenha, aliás, nem o deseja. Lhe basta o básico.
Há pessoas que desejam ter isso e mais aquilo, mas, e como tu dizes, cuidado que os desejos se concretizam. E acontece coisa ruim.
Um verdadeiro paradoxo essa "coisa" do ser e do ter.
Já comentei o vídeo, embora não consiga logo à 1ª tentativa, mas insisti e consegui. Já tens 83 subscritores. Precisas de muitos mais, não é?
Eu sei que tu não gostas de pedir nada a ninguém, mas por que não pedes aos amigos que te comentam quase diariamente? Eles(as) passam com regularidade por cá, portanto não custa nada comentar teus vídeos. Se não sabem comentar um vídeo, tu lhe explicas e assim damos a mão uns aos outros.
Tens endereço de email deles(as)? Então, meio caminho andado. Caso não, pede o email deles, caso eles(as) não se importem conceder-to. Vai por mim!
Beijos e bom final de semana.
É o velho dilema humano, que em grande parte se deixa seduzir pelo ter e sucumbe, orfão de ser.
ResponderExcluirEu preciso de mil inscritos, a Rosélia e a Majú já se inscreveram e os demais, estão vendo nos vídeos incorporados o botão de inscrição, então, o convite está feito.
Comentários são bem vindos, mais importante ainda, é clicar na mãozinha com o dedão para cima em cada vídeo, isso indica que a pessoa gostou e conta muito para o Youtube.
15 de outubro, no Brasil é dia do professor, assim, tem post no blog e vídeo em homenagem aos educadores:
https://youtu.be/FdqowBA2Z_s
Um abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar & Vídeos na arte do viver.
Eu ainda não vi esse dedão nos teus vídeos para a gente clicar, sinal de que gostámos. Tenho visto noutros, mas nos teus, não. Botão de inscrição, eu já cliquei nele?
ExcluirMe explica, por favor!
O dedão está lá em todos os vídeos, para mim, o leitor apenas fala: "gostei", mas minha irmã disse que é o dedão para cima, tem um outro dedão, para baixo, que indica não ter gostado. Esse, não precisa clicar! Rs rs rs...
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar & Vídeos na arte do viver.
Sim, já vi e está em todos os vídeos, só que não sei se sempre cliquei no dedão pra cima ou se alguma vez me esqueci. Há um dedão para cima, que significa LIKE, ou seja, gostámos do que vimos e ouvimos e outro dedão para baixo, que significa o contrário. Tua querida irmã, como sempre tem razão. Evidente que nesse não vou clicar-rs rs rs.
ExcluirEstou tirando a "licenciatura" em comentar vídeos-rs, visto que não me lembro de ter comentado nenhum antes dos teus.
Beijos, menino!
Isso aí! Top comentarista aqui e no YouTube também. Rs rs rs...
ExcluirUm abração.