Pé na senzala, jamais! Pé na ancestralidade, na africanidade, na afrodescendência… Vamos tirar esse pezinho da senzala?!
Sem querer e na maior das boas intenções, por vezes proferimos absurdidades sem nem nos darmos conta, assim vamos ratificando o antigo ditado: “De boas intenções, o inferno está cheio”. É o que acontece, quando diante de alguém não declaradamente pardo ou negro, que manifesta algo que remeta à cultura africana, sapecamos o velho e impensado: “Fulano tem um pé na senzala”. Seria aceitável, diante de uma manifestação da cultura judaica, alguém disparar: “Sicrano tem um pé no campo de concentração”? Pois é, um e outro representam o espaço-tempo da infâmia, da dor e todo tipo de desgraça impingidas a esses povos.
A senzala jamais deveria ser utilizada como referência identitária das manifestações de raiz africana, elas foram e são o equivalente tupiniquim de Auschwitz, Sobibor, Treblinka… E quando digo que são, é porque os “clássicos” depósitos de escravizados ressurgem nas favelas, senzalas modernas, onde, à feição dos velhos Capitães do Mato, insepultos capatazes, a polícia adentra com poder de vida e morte, criminalizando toda uma comunidade apartada da “casa grande”.
Portanto, pé na senzala, jamais! Pé na ancestralidade, na africanidade, na afrodescendência… Já passou da hora. Vamos tirar esse pezinho da senzala?!
O pé que dá pé
Nada de pé na cozinha,
nem na senzala o pezinho,
o pé livre caminha,
faz o pé do preto o caminho.
Sem dono nem adonado,
sem ser tutelado,
o pé do negro caminha.
Na cultura a guarida,
o levantar a poeira,
na lida da vida,
pra desdita, rasteira.
Pé na fé,
de pé em pé,
de pé;
aqui, ali,
num lugar qualquer;
aonde quiser:
Na planície e no planalto,
na favela, no asfalto,
num mergulho ou num salto;
pé liberto,
pé esperto,
inquieto pé que faz acontecer.
Diaspórico pé,
ressignificado,
desacorrentado,
desamarrado,
empoderado pé,
a dar pé.
Boa tarde de paz, amigo Antônio!
ResponderExcluirVamos sim, comigo pode contar para tirar o pezinho da senzala.
Nossa ancestralidade nos revela.
O mundo ao nosso redor não passa de uma "casa grande".
Tenha uma nova semana abençoada!
Abraços fraternos
Cada um traça os caminhos pros seus pés pisarem. Liberdade é poder escolher por onde ir, sem ter os pés tutelados por senhor ninguém.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.