A Consciência da Dignidade com Resiliência e solidariedade, afastam do Desespero e da Delinquência, apontam possibilidades.
A Pobreza, a Fome e o Desalento perambulavam pelas vielas; como era ano eleitoral, se depararam com a Política, ali no meio da comunidade; pediram ajuda, depois de mil e umas leotrias, receberam um cala boca, um engana besta; a dona lavou as mãos e deu no pinote, se picou que nem o Diabo, depois de amassar o pão que eles não tinham pra comer.
Apreçada, muito apressada, a Religião corria atrás da Política, tentando garantir uma boquinha. A tal se desvencilhou dos desgraçados com um protocolar: - Deus vos ampare.
A Riqueza, que ultimamente tem formado uma trinca com as duas primeiras, foi logo dizendo: - Vão trabalhar vagabundos! sejam como eu, façam o dinheiro brotar!
Mais adiante, tropeçaram na Educação, que apesar de toda sua boa vontade; a infeliz tropicava, mal se mantendo em pé.
A Fé os amparou e consolou por algum tempo, mas no sobe e desce daquelas quebradas, eles dela se perderam. Como também se desencontraram da esperança, quando a Violência tocou terror na favela e o Egoísmo, a Indiferença e a Omissão lhes bateram com a porta na cara.
Numa noite fria e chuvosa, o Desespero se achegou trazendo um convite da Delinquência para uma parada sinistra. No meio do caminho, a Consciência atalhou o grupo:
- Que coisa triste Desespero, você que se deixa infelicitar e sobrevive descompensado; servindo à Delinquência, para levar outros aos mesmos precipícios onde se arrojaram? E vocês aí, não sabem como costuma terminar quem envereda por esses caminhos tortuosos?
- Me erra! Zurrou o desespero, sumindo na escuridão.
A Dignidade que ouvira tudo, mostrou aos infelizes que havia caminhos. E com a ajuda da Resiliência e da Solidariedade, como o dia que alvorava dissipando a noite nebulosa, mostrou-lhes um novo tempo de possibilidades.
Olá, amigo Antônio!
ResponderExcluirComo se ouve o chavão vai trabalhar vagabundo!.
Há por trás da pobreza muita coisa escondida. Impossível dar um veredito a grosso ponto de vista.
Política de amor ao próximo deveria ser implemementadas urgentemente e não só em datas específicas.
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz
O bem é antropológico; o mal, antropofágico.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.