“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do..."
Cada vez mais presente em aplicativos de banco, compras e outros, o login por meie do reconhecimento facial, tem se convertido num grande transtorno para os deficientes visuais que na maioria dos casos, tem sua autonomia sequestrada por sistemas de identificação, pouco ou nada acessíveis.
Numa iniciativa de real inclusão digital, o processo de reconhecimento facial do portal Gov.br ganhou maior acessibilidade graças a assistência de voz incluída pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). O que permite que pessoas cegas possam realizar a autenticação exigida para aumentar o nível da conta para ouro.
Dessa forma, a orientação por voz guia o usuário cego lendo os avisos que surgem na tela: “Nenhum rosto detectado” ou “Aproxime a câmera do seu rosto”... Findo o processo, o sistema avisa.
O novo sistema ainda permite a utilização da câmera traseira para a biometria, o que facilita a ajuda de um acompanhante caso o cidadão portador de deficiência e ou pessoa idosa necessite.
“A transformação digital só será plena quando todos os brasileiros tiverem acesso às facilidades do Gov.br”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Trabalhamos para oferecer essa nova funcionalidade pensando na inclusão dessas pessoas, nas formas que elas podem exercer a cidadania digital.”
Boa tarde de sábado, amigo Antônio!
ResponderExcluirFiz o meu e vamos confiar que todos tenham acesso.
Documentação facilitada é progresso a tudo.
Oxalá seja usada para o bem- comum!
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos de paz
Sim, usada para o bem, a inteligência humana produz bons frutos, do contrário, é só tristeza.
ExcluirUma boa semana de saúde e paz.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.