Lagarta ou borboleta? Rastejar ou voar?


Lição de transformação, resiliência; convite à superação dos rastejantes condicionamentos, ruptura do casulo do ego, libertando o self para o voo consciencial.


Borboleta ao entardecer. #PraCegoVer #ParaTodosVerem

Ovo, lagarta, crisálida e enfim, a borboleta, que na “magia” da sua metamorfose, nos oferece uma poética analogia com o crescimento humano. Na mitologia grega, Psiquê ou Psique personifica a alma, que se transforma ante as adversidades da vida e do viver, preparando-se para seu esplendor. Comumente, a divindade é representada como uma donzela com asas de borboleta, aludindo a Psiquê, como a borboleta metamorfoseada, ressignificada ante a rastejante lagarta; voeja nos ares imprimindo aos dias um que de primavera.


Muitos filósofos tratam a alma como um sopro,remetendo à visão Platônica e Aristotélica acerca dela, a Psiquê dos antigos poetas, versando o mito; sua construção do autoconhecimento, transformação e sublimação por meio do amar.


Para além da Psyche grega, transformada em borboleta por casar com Eros, o deus do amor. As borboletas alegram e felicitam os japoneses, recadejando o amor, apesar da brevidade da vida. Elas dizem de mudança e transformação para os norte-americanos, ressurreição para cristãos; pressagiam felicidade para os casais na China, já no Egito, alimentam a crença da alma transformada que borboleteia após a morte. No México, trazem os espíritos dos antepassados no dia de finados, para confraternizarem com familiares.


Assim voam as borboletas mundo afora, numa colorida lição de transformação e resiliência; convite à superação dos rastejantes condicionamentos, a ruptura do casulo do ego, libertando o self para seu voo consciencial.


5 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Interrogação que nos remete para uma intensa reflexão. Cumprimentos poéticos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia de Oitava de Páscoa, amigo Antônio!
    Romper o casulo é difícil... mas não impossível.
    O autoconhecimento nos favorece no parto por mais difícil que seja.
    Tenha um tempo Pascal abençoado!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir
  3. Oi, bom dia, Antonio!
    O giro é transmutação!...
    Dia 5 de abril estarei lançando livro novo, em Porto Alegre, vai rolar transmissão ao vivo! Chegue junto!
    Terno abraço

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem






Pular para comentários.


Point pró 2.
81% de desconto nessa pequena gigante que vem com plano de dados grátis, pega Wi-fi, aceita débito, crédito, pagamento por aproximação, QR, Pix... Imprime comprovantes, tem reposição de bobinas grátis além de bateria que dura o dia todo. Confira aqui.

Formulário de contato