Sakura, uma lenda de amor puro e eterno


Milagre das flores de cerejeira; fundidos, a árvore estéril floresceu espalhando puro, eterno sentimento pelo Japão e o mundo, recado do valor de um amor verdadeiro.


A imagem mostra uma paisagem deslumbrante com uma fileira de árvores de cerejeira em plena floração, exibindo flores cor-de-rosa vibrantes. Atrás das árvores, há uma cadeia de montanhas com picos cobertos de neve. O céu está claro e azul, com algumas trilhas de aviões visíveis. No gramado em frente às árvores, há algumas cadeiras de praia coloridas, sugerindo um local agradável para relaxar e apreciar a vista. #PraCegoVer #ParaTodosVerem

Conta-nos uma lenda que nos faz viajar aos tempos feudais de um Japão de frequentes e tristes guerras:


Em meio ao desolador cenário belicoso daqueles tempos, sobrevivia intocado um lindo bosque de árvores perfumosas e balsamizantes, contudo, uma em especial chamava a atenção; ainda que jovem, apresentava aspecto ressequido e velho, sem jamais florir, parecia morta. Destoava solitária; os animais mantinham distância, receando serem amaldiçoados por espíritos temíveis, nem mesmo a grama crescia ao pé de si.


Certo dia, avistando aquela triste sombra, uma fada tocada de compaixão, lançou um encantamento de 20 anos, durante os quais a solitária criatura poderia se transformar em humano ou árvore a qualquer momento e vivenciar sentimentos. Porém, passado esse tempo, se as emoções tais como a felicidade não a fizessem florir, ela enfim morreria.


A árvore tentava, transmutava-se e caminhava entre os humanos; só encontrando ódio e violência até onde podia ver, desiludida tornava a seu estado original. Os anos passavam e nada mudava, sua miserável condição parecia irremediável.


Todavia, numa dessas incursões ao mundo dos homens, caminhando na ribeira do riacho doce e cristalino, se deparou com uma linda moça. Era Sakura; atraída por sua beleza, a árvore se aproximou. Experimentando a terna bondade da jovem. Como retribuição a tamanha gentileza, a ajudou a carregar a água até emcasa. A conversa transcorreu divertida, versando tristezas e sonhos de guerras que pipocavam por toda parte.


Indagado por seu nome, ele, que era a árvore, disse se chamar “Yohiro” (que significa esperança).


Amigos, costumeiramente passavam o tempo entre conversas, cantos, poesias, histórias… Quanto mais conhecia Sakura, mais queria estar com ela. A árvore passava contando os dias até o próximo encontro. Não mais se contendo, Yohiro, declara seu amor e revela ser a árvore que por não conseguir florir, logo morrerá. Chocada, Sakura emudeceu momentaneamente.


Passado o susto ante o inusitado, a rotina de tamanho bem-querer, não foi capaz de frear os 20 anos que se completaram. Yohiro teve que se despedir. Afastado de sua amada, de volta a sua forma original, com seus enfadonhos dias longos e tristemente doridos.


Um dia a árvore foi surpreendida pelo abraço de Sakura, que revelou a Yohiro seu recíproco amor. Foi quando a fada ressurgiu, propondo a moça uma escolha: a humanidade para Yohiro ou a fusão do casal numa só árvore. Vislumbrando a paisagem malsã das guerras para além do bosque, Sakura optou por juntar-se ali a seu amado.


Daí o milagre das flores de cerejeira; tornados um só, a antiga árvore estéril floresceu espalhando tão puro e eterno sentimento pelo Japão e o mundo, dando recado do valor de um amor verdadeiro.


Clique para assistir o vídeo.
Clique na animação acima para assistir o vídeo.
Aproveite para se inscrever em nosso canal e deixar seu like.

7 Comentários

Obrigado por sua visita. Agora que terminou a leitura, que tal deixar seu comentário na caixa de comentários abaixo? Sua interação é muito importante. Obrigado.

  1. Boa noite, amigo Antônio!
    No ano passado, fui visitar as cerejeiras que floresceram na região serrana e postei a lenda de Sakura também.
    É linda a fábula em questão.
    A floração dura tão pouco, é pena!
    Tenha dias abençoados e perfumados!
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo. Maravilhosa lenda. Estamos sempre a aprender. Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. Como são todas as flores, é linda a flor da cerejeira.
    .
    Saudações amigas. Domingo feliz.
    .
    Poema: “ Lágrimas de Amor “
    .

    ResponderExcluir
  4. É uma lenda maravilhosa e tão linda como os parques do Japão nos dias de Sakura, onde se venera a beleza da natureza que é sempre efémera.
    Já publiquei sobre o tema, baseada em fotos.
    Dias bons e harmoniosos.
    Majo Dutra





    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem






Pular para comentários.


Formulário de contato