A vida é via de mão dupla, incoercível força de ação e reação costuma reger o destino costurando desideratos. O mal não costuma perdurar impune; não esqueça...
Uma lenda do oriente nos dá conta de uma bela moça que, caprichosa e fútil, desdenhava dos seus pretendentes, usando e abusando de quem lhe dedicava afeto, se divertindo com o sofrimento dos infelizes apaixonados.
Loucura e suicídio marcaram o destino de corações desavisados que cruzaram o caminho da moça, até que uma poderosa divindade, indignada com a cruel frivolidade daquela criatura, castigou-a, fazendo-a provar do próprio veneno; a rapariga se apaixonou por um reles aventureiro, que respondeu ao seu amor com superlativo desdém. Rejeitada, a doidivanas apelou sem sucesso à outra entidade para que a libertasse daquele sentimento.
Foi então, que a menosprezada jovem caiu na lábia de uma pérfida feiticeira, que em troca de sua alma desgraçada e vã, faria com que o seu amado, não sendo seu, não seria de mais ninguém. Assim o volúvel rapaz se viu transformado num frondoso ébano.
Tristemente arrependida por sua inconsequente arrogância, a mocinha abraçou a árvore em prantos, rogando o perdão do seu desafortunado amor. Compadecido, um gênio da floresta lhe tocou a testa, transformando-a numa bela e requintada flor, cujas raízes, enlaçadas naquele tronco, de sua seiva se alimentaria e ficariam juntos para sempre. Assim surgiu a primeira orquídea.
A vida é via de mão dupla, incoercível força de ação e reação costuma reger o destino costurando desideratos. O mal não costuma perdurar impune; não esqueça da primeira orquídea.
Não conhecia a lenda... É bonita e interessante...
ResponderExcluirApesar do grande castigo permaneceu bonita... Sorrisos...
Regressei de férias, mas ainda está um calorão...
Um feliz prólogo de primavera e ótimo Dia do Blogue.
Abraço, amigo
~~~~~~~
Bela e triste lenda que mostra o quanto de mal acarretam os desvalores humanos.
ExcluirPrimavera chegando, inverno se despedindo e logo o calorão chega por aqui. Dias bons e bom regresso.
Um abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
This legend beautifully illustrates the themes of love, repentance, and transformation. The imagery of the orchid’s origins adds a poetic touch to the story. 🌸 Read my new blog post on www.melodyjacob.com.
ResponderExcluirLendas, fábulas, mitologia... Costumam carregar lições para a vida.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.
Boa noite de sábado, amigo Antônio!
ResponderExcluir"Abusando de quem lhe dedicava afeto, se divertindo com o sofrimento dos infelizes apaixonados."
Um dia da caça e outro do caçador já se dizia.
Quem despreza a quem lhe ama, mais cedo ou mais tarde, sentirá o peso do seu desdém.
Fábulas contém "verdades".
Tenha um final de semana abençoado!
Abraços fraternos
Cabe a antiga lição evangélica: "Aquele que com ferro fere, com ferro será ferido" e o axioma: "O castigo vem a cavalo", que numa releitura moderna; chega a jato.
ExcluirUm abraço. Tudo de bom.
APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.